Dicas de Economia Doméstica – Conheça a sua importância

Dicas de Economia Doméstica – Conheça a sua importância
4.5 (90%) 4 votes

Ter gastos equilibrados. Esta é a principal dica para pessoas que não param de ter pesadelos com prestações atrasadas, contas vencidas e salários insuficientes para o mês. E para equilibrar a vida financeira, o primeiro passo e fazer uma economia que começa dentro da própria casa.

Os primeiros passos para uma economia doméstica

A organização é fundamental para conter os gastos desnecessários. Para começar uma economia doméstica, é preciso ter certeza de quais são os gastos rotineiros. É necessário saber exatamente para onde está o dinheiro. Em seguida, as pessoas precisam ficar atentas ao consumo em supermercados, compras em shoppings e gastos com alimentação. Planejar o que é realmente necessário comprar começa com uma lista dos itens. Outra dica, é sempre ir ao supermercado depois de se alimentar. O simples fato de ir às compras com fome acaba por fazer as pessoas comprarem mais alimentos do que o necessário. Antes de comprar, é preciso verificar os preços com antecedência. O ideal é comprar em vários lugares, aproveitando sempre os melhores preços. Outros grandes gargalos na economia doméstica são os gastos com água e energia elétrica. No caso da água, o ato de fechar a torneira durante a escovação dos dentes ou reduz muito o consumo. Ao lavar a louça as pessoas também devem fechar as torneiras enquanto ensaboam as vasilhas.

Uso adequado do chuveiro elétrico

Para a economia de energia elétrica, a primeira medida é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. A diferença de consumo de energia de uma para a outra é de quase 80%. O uso inadequado do chuveiro elétrico também é outro grande vilão da economia doméstica. O recomendável é utilizar o chuveiro em sua posição correta de verão e inverno. Lâmpadas acesas sem necessidade, aparelhos de televisão ligados em ambientes onde não há pessoas assistindo são hábitos que contribuem para o aumento do consumo de energia elétrica. Evita-los, obviamente, é uma significante economia. Outra dica importante para uma boa economia doméstica é o controle do uso do telefone. Um boa economia é falar ao telefone em horários econômicos, ou seja, aqueles de menor tarifação para ligações interurbanas. Essas simples mudanças de hábito vão refletir em uma boa economia doméstica. O resultado de novos hábitos de consumo vai fazer com sobre um pouco mais de dinheiro no final de cada mês.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here